segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Existe incompetência na arbitragem ou será coincidência?


Andei durante todo o dia de hoje à espera que esta esta ficha de jogo(cliquem) fosse publicada e não pode deixar de reparar que no espaço das observações viesse a referência a motivos disciplinares ao jogador que foi desqualificado e mais à frente já explico o porquê...
Quando foi publicada a noticia deste jogo(cliquem) tive o cuidado de referir o comportamento do jogador que foi expulso ou desqualificado mas não referi depois o comportamento que o mesmo teve após lhe ser mostrado o cartão vermelho, então passou-se o seguinte:
- O atleta em questão depois de lhe ser mostrado o cartão vermelho virou-se para o arbitro alto e bom som e disse-lhe para "meter o cartão no orifício rectal" (claro que as palavras foram outras), toda a a gente ouviu e depois ainda se virou em altos berros para a bancada gritando impropérios para o publico que não vou aqui referir porque seria estar a fazer referência às mães do presentes...se isto não é motivo para relatório disciplinar então não sei o que será...estranho não vir mencionado qualquer tipo de disciplina no boletim de jogo!
Mas explico agora o porquê de estar a dar importância a este assunto...porque a equipa de arbitragem foi a mesma deste jogo(cliquem), não se trata de perseguição a ninguém mas se por acaso não foi referido no relatório do arbitro do jogo de Iniciados em Salvaterra o comportamento do atleta que teve um comportamento vergonhoso e não é castigado prometo vir a estar muito atento às arbitragens dos jogos dos Caixeiros e apelo que quem tem o poder sobre os árbitros que esteja mais atento e apelo também a quem tem o "poder" no clube que esteja também muito atento!
Se por acaso existir castigo para o caso que referi virei a publico retratar-me...e quero deixar claro que este meu desabafo nada tem a ver com o clube do atleta em questão mas sim com outros factores!
Joaquim Cardoso
Director da Secção de Andebol do Grupo Empregados no Comércio

3 comentários:

  1. estou de acordo com isto e haja coragem para denunciar este tipo de coisas

    ResponderEliminar
  2. Já a algum tempo que esperava um post deste género para poder comentar e falar um pouco sobre a arbitragem. Secalhar vou ser um bocado mais longo daquilo que costumo ser, mas as duvidas sao algumas e a paciência costuma a ser cada vez mais escassa. Infelizmente temos alguns árbitros na assoc. Santarém que se aproveitam dos clubes (que lhes pagam) e da sua passividade. Algures num blog li o seguinte: "Um árbitro nunca é bem vindo, mesmo quando não está fardado", por vezes secalhar é verdade, mas mais á frente dizia "No entanto, a postura deles também deve ser alterada logo desde o inicio, na sua formação". Ora era aqui que eu queria chegar, infelizmente na Assoc. Santarém a aposta em novos árbitros tem sido feita, mas não podemos só apostar nas pessoas, temos também que apostar na sua formação. Gostaria que o Sr. Rebelo explicasse o que um treinador ou um dirigente diz a um jovem que vê outro a fazer tudo dentro de campo (insulta, agride)e não lhe acontece nada? Infelizmente alguns árbitros são matreiros, caseiros e não sabem despir a camisola. Mais, como é que se explica a um jovem árbitro que um jogador em campo não pode ter aqueles comportamentos?pois se os mais velhos( que têm mais experiência e mais conhecimento "supostamente")não o sancionam, porque é que ele o deveria fazer, se não é isso que lhe ensinam e que têm como exemplo.
    Existem árbitros a apitar nesta associação que não têm o minimo conhecimento das regras mais básicas do andebol, e não têm técnica, não se sabem colocar em campo e confundem algumas sinalécticas durante o jogo.
    De certeza que não foi só comigo que isto aconteceu, mas no final de alguns jogos, quando vamos falar com alguns árbitros e "discutirmos" algumas incidências durante o jogo, eles têm eplicações para o inexplicável, pois muitos deles pensam que aquilo que fazem , o fazem bem, mas se também ninguem lhes ensina...
    Acho vergonhoso um jogador ter certos comportamentos dentro de campo, mas são jovens (eu também os tive enquanto jogador, mas sempre fui sancionado por isso), pior é o Sr, do Apito ter idade para ser pai deles e deixar certas palhaçadas acontecerem, pois sabe que nada lhe acontece.Falo em palhaçadas pois alguns árbitros gostam de ser os palhaços e fazer rir quem esta na bandada.

    ResponderEliminar
  3. Apenas pego na parte do atleta ser jovem para dizer como vou eu agora resolver a questão se por acaso um atleta meu tiver o mesmo tipo de atitude ou eu tentar que isso não aconteça e como vou explicar a um jovem de 12 ou 13 anos que um atleta dessa idade não foi castigado?
    Eu sei que isso não acontece no nosso clube mas o que sei é com o dinheiro do meu clube se pagam arbitragens, arbitragens que se querem competentes e isentas e depois vemos este tipo de coisas!
    Não se trata de querer ou exigir castigos, não se trata de perseguir os arbitros mas sim que cumpram o seu dever!
    Gostaria de saber o que teriam para dizer os arbitros deste jogo sobre este episodio e se vão ter a mesma isenção quando por acaso algum atleta do nosso clube tiver um descuido deste genero...porque ninguem é de ferro!

    ResponderEliminar