quarta-feira, 1 de maio de 2013

Afinal também existem "Capelas" no Andebol


Muita gente que acompanha o blog do nosso clube deverá ficar admirado de na “crónica” deste jogo de Juvenis Masculinos não aparecer uma imagem toda bonitinha referente ao resultado deste jogo, simples o porquê!
Foi tão vergonhoso e horripilante o que hoje se viu na Nave Municipal de Santarém neste jogo, eu que pessoalmente que vi este jogo num local privilegiado mas onde nunca pode mostrar a minha indignação com o que se passou vou aqui dizer aquilo que vi…
Começo pelo resultado e pela vitória da equipa de Aveiro, o São Bernardo que teve uma postura corretíssima durante o jogo e que simplesmente se limitou a jogar andebol e o que os nossos jogadores fizeram durante todo o jogo foi exactamente o mesmo mas quando num jogo temos alguém que tem como função dirigir o jogo e ser imparcial o que nos apareceu hoje neste jogo foram dois “figurões” disfarçados de homens do apito ou antes uma dupla que se limitou a apitar este jogo “à Capela”, aliás basta para isso verem a ficha de jogo e logo perceberam ao que me estou a referir, a 1ªparte deste jogo foi um verdadeiro espectáculo de como bem se assopra num apito e de como bem se usa a prepotência e a falta de caracter e respeito quer por jovens atletas e treinadores.
Ao intervalo o placar assinala um 16-16 no marcador e no final a equipa visitante acaba por vencer e não está em causa o mérito dos visitantes no resultado final mas vamos por partes:
- O resultado na 1ªparte é completamente mentiroso, a nossa equipa chega a estar a vencer por 6 golos de vantagem e de repente a meio da 1ªparte os “Capelas do Alentejo” lembram-se que estavam a ter pouca visibilidade e vai de começar o espectáculo, lances idênticos nas duas áreas eram avaliados da seguinte forma, para os jogadores visitantes apareciam os amarelos e chega-se ao 3ºamarelo do São Bernardo e os “Capelas” esquecem-se que a partir daí entram em “acção” as exclusões e verifiquem a ficha de jogo e verão a diferença abismal de exclusões para a nossa equipa.
- Pergunta nº1: Os nossos jogadores são indisciplinados ou violentos?
- Pergunta nº2: O nosso treinador é por tradição uma pessoa mal-educada ou incorrecta com árbitros?
Ambas as perguntas têm a mesma resposta, que é não basta verificarem o historial do treinador em causa, agora pergunto a quem anda no andebol e no desporto em geral se existe alguém de bom senso se consegue aguentar muito tempo ver dois “Capelas” a roubar à descarada e estar no banco calado sem dizer nada?
Vale a pena andarem treinadores e dirigentes a trabalhar gratuitamente para que os jovens do nosso País possam praticar uma modalidade desportiva quando temos “gentalha” que se serve do desporto para ganhar dinheiro que ainda por cima é pago pelos clubes para termos arbitragens destas e pessoas que o que querem do andebol é protagonismo que não conseguem ter na vida pessoal?
Do jogo pouco ou nada há para falar, à nossa equipa enquanto deixaram jogar andebol foi sempre comandando o marcador e com a margem que já referi, na 2ªparte a nossa equipa entrou nervosa (pudera!) e cometeu alguns erros no ataque que proporcionaram aos visitantes alguns contra-ataques que foram alargando a diferença no marcador mas volto a referir que o jogo na 1ªparte é totalmente “dominado” por duas aberrações que sopravam nos apitos!
Uma nota final para estes dois “figurões”, um dos nossos jogadores que é expulso tem no final uma atitude de louvar que foi a de voltar a entrar no terreno já depois do final do jogo para pedir desculpa e cumprimentar a equipa de arbitragem (dupla de quê?) e os dois “figurões” recusaram-se a retribuir o cumprimento ao jovem jogador.
Este tipo de atitude fica bem a dois árbitros nacionais perante um jovem atleta!?
Mais grave ainda é um dos mesmos figurões ter dito ao nosso director de campo que “isto” nos ia custar caro…
Andamos nós a trabalhar para andar a pagar a “gente” desta para arbitrar?
E não venham os “meninos de coro” falar em “bloguistas” e em silêncio porque não fica bem dizer certas coisas que eu pessoalmente a essas pessoas digo depois algumas verdades que podem não gostar…
O que aqui está descrito é da minha inteira responsabilidade!
Joaquim Cardoso
Director da Secção de Andebol do GFEC “Caixeiros”

12 comentários:

  1. eu sei o que esses dois precisavam.

    ResponderEliminar
  2. Já tive muitos jogos apitados por esses dois senhores (que de senhores não têm nada) e por outros iguais a eles...
    Como querem que se tenha respeito pelos árbitros quando assistimos à atuações destas?
    Deixo apenas uma sugestão à Federação de Andebol de Portugal (instituição que ainda respeito). Experimentem a analisar o número de relatórios e pessoas suspensas por duplas deste calibre. E publiquem-nos como fazem com as classificações da arbitragem.... Vão ver o que acontece (acredito piamente que duplas desta natureza estão no topo da lista de jogadores/treinadores/dirigentes suspensos).
    E não me venham dizer que é por apitarem jogos da 3ª divisão e afins... experimentem a coloca-los a apitar um jogo de alto nível e vão ver o que acontece, ou podem colocar uma das duplas internacionais a apitar um jogo da 3ª divisão com as ditas equipas "arruaceiras" a ver se tinham tanta gente expulsa...
    É que há momentos em que se vê apitarem tão mal ou tão parcialmente que uma pessoa não aguenta.
    O nível das divisões mais baixas pode ser muito mau, mas não é tão mau quanto os árbitros que por lá apitam.

    Não me identifico por receio de represálias. Ainda sou jogador e treinador. Se quiserem publiquem o que escrevi por aqui ou no facebook.

    ResponderEliminar
  3. Então parece que estes dois fugurões já são bem conhecidos e não é por bons motivos!

    ResponderEliminar
  4. muito bom texto do nosso Quim e uma enorme coragem em dizer a verdade na cara de quem merece ler e ouvir que agora temos alguem que nao tem medo de dizer o que pensa.

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos na marinha grande, pela segunda vez consecutiva, também tivemos uns capelas. Tanto esses cromos como estes apitam eles na 1ª categoria. É como diz andamos a pagar para termos lixo. Quando somos mal servidos pedimos a devolução do dinheiro, aqui aplicam-nos castigos e multas. É correr com esta gentinha.

    ResponderEliminar
  6. Não arranjem desculpas! Pensavam que eram os maiores e agora não saem do último lugar!

    ResponderEliminar
  7. Antes no ultimo lugar do que ficar de fora da 2ªfase e com a cabeça a inchar...

    ResponderEliminar
  8. era uma espera á porta e darem-lhe um aperto

    ResponderEliminar
  9. Gosto das criticas a esta dupla. São maus, eles e os outros dois dos óculos da mesma terra. Péssimos. Eu como árbitro, também digo, que por muito mau que seja faço o meu trabalho, e podem falar do dinheiro, sim ando lá para ganhar 500€ de 6 em 6 meses. O dinheiro que os clubes pagam não vai para os árbitros, mas sim para alimentar outras "barrigas". Há muitas coisas que o dinheiro não paga e esse senhor "Quim" está sempre a culpar os outros pelos maus resultados. Ainda à pouco tempo foi do Nazaré Cup. Todos nós temos os nossos defeitos, e o andebol está podre e assim continuará.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro "esse senhor Quim" que falou do que se passou no Nazaré Cup não falou de arbitragens nesse torneio ou será que essa vergonha não chegou para envergonhar o andebol?
    Quanto aos maus resultados mostre-me onde estou sempre a culpar "os outros" pelos maus resultados?
    Já agora o seu clube está a disputar que provas?
    Será que estão de férias ou andam a treinar para preparar a próxima época?
    Parece que o digo incomoda não é?
    As verdades fazem doer é?
    Você deve ser daqueles que defende a batota e o vale tudo menos jogar andebol limpo!
    Então o dinheiro pago não vai para arbitros?
    Então apitam de borla é isso?

    ResponderEliminar
  11. Esse vosso treinador de juvenis é que devia de ter vergonha pelos actos que toma. Ele deve ser um anjinho.

    ResponderEliminar
  12. Então e quais são as atitudes do nosso treinador de Juvenis que ele devia ter vergonha?
    Para vir aqui largar energuminidades ou alarvidades e não as justificar mais vale ficar no seu curral e não vir dizer o que não sabe!
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar