segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Visão do adepto - "O empenho e a dedicação vencem sempre"


Antes de escrever sobre o assunto que decidi partilhar convosco quero deixar bem claro que este texto não tem qualquer tipo de intenção de “atacar” quem quer que seja mas sim antes salientar e louvar o trabalho de muitas pessoas e fazer com que as pessoas de Santarém, que acompanham o nosso clube percebam o quanto devem louvar e aplaudir a secção de andebol dos “Caixeiros”!
Quem acompanhou “in loco” ou através do nosso blog os resultados e prestações das nossas equipas de andebol este fim-de-semana pode verificar que obtivemos quase o pleno em termos de vitórias nos jogos realizados e não tenho dúvidas que quem gosta do clube e desta modalidade se deve sentir feliz e orgulhoso, no entanto nem tudo “é um mar de rosas”!
 A forma de trabalhar quer dos nossos atletas, treinadores e dirigentes da secção é de louvar, porque está imbuída de muita dedicação, empenho mas muito mas mesmo muito sacrifício em prol da modalidade e dos atletas e tanto treinadores e dirigentes são incansáveis na procura das melhores condições para os nossos atletas treinarem no seu melhor para poderem chegar aos jogos e vencer e poderem cumprir os objectivos das suas equipas para esta época mas como já disse nem “tudo é um mar de rosas” e muitos estarão já a pensar que me estou a repetir e não estou a “explicar” o porquê de tal afirmação mas estou apenas a tentar encontrar as palavras certas para “dar tal explicação”!
A nossa secção de andebol tem neste momento entre 9 a 10 equipas em praticamente todos os escalões da modalidade, como devem calcular é preciso uma “ginástica mental” enorme para se poderem escalonar os horários de treino para que os nossos atletas tenham todas as condições necessárias para treinarem da melhor forma e poderem depois chegar aos jogos bem preparados para disputarem os jogos, na época passada tínhamos ao nosso dispor o Pavilhão da antiga EPC, o pavilhão da Escola Alexandre Herculano, o Pavilhão da Escola D.João II e os pavilhões municipais da cidade e mesmo assim foi sempre difícil conseguir conciliar horários desses mesmos espaços com os horários de outros utilizadores desses mesmos espaços e conciliar também os horários escolares dos nossos atletas mas com muito esforço, sacrifício e dedicação sempre se conseguiu ter as condições necessárias para que os treinos fossem efectuados!
Está época as coisas não são iguais, foram “perdidos” dois desses mesmos espaços e como devem calcular se já no passado existiam dificuldades para se treinar, imaginem agora quanta “ginástica” é necessária para que os nossos atletas possam treinar, segundo informações (não confirmadas) que tenho esses mesmos dois espaços de treino foram “perdidos” e não estão disponíveis para treinos porque o “poder local” não avançou com os pagamentos às escolas para que esses espaços de treino possam ser utilizados, não vou comentar esse facto nem sequer sei ou posso confirmar se as “razões” desses espaços não estarem disponíveis se prendem realmente com falta de verbas ou pagamentos a quem tem de receber essas verbas e é claro que é um assunto que só o “poder local” deve ter a palavra, porque a nossa missão é só a de criar condições para os nossos atletas possam treinar da melhor forma!
Para que possam perceber a forma como neste momento os nossos atletas treinam na grande maioria dos casos é a seguinte:
- Temos treinos em que as nossas equipas apenas têm “meio pavilhão” para treinar, muitas das vezes o local de treino é “dividido” a meio com outro clube e com outra modalidade, nesse local de treino temos de agradecer a quem gere o espaço a forma como ajudam os clubes da cidade e a forma que criam as condições necessárias para que os atletas possam treinar dentro das possibilidades do espaço!
Faço um apelo ao “poder local”, para que olhem para os jovens da nossa cidade que tanto gostam de desporto e tão bem representam a nossa cidade!
Com isto tudo apenas quis salientar a forma dedicada, empenhada e o sacrifício que os treinadores e dirigentes da secção de andebol colocam ao dispor dos nossos atletas para que estes possam chegar aos jogos e vencer.
Reparem que em muitas ocasiões não há possibilidade de fazer um treino com duas balizas e treinar muitos dos movimentos ofensivos e não se consegue treinar por exemplo saídas para o contra-ataque, em “meio pavilhão” é praticamente impossível!
Com tudo isto quem sai prejudicado são os jovens atletas e o desporto regional mas os nossos atletas, treinadores e dirigentes são enormes e nem que tivéssemos de treinar num “campo de melancias” não nos iriamos render e deixar de praticar e apoiar esta bela modalidade que tanto amamos e nos orgulhamos de representar e que tanta tradição tem tanto no clube como na cidade!
Os nossos adeptos e pais dos nossos atletas têm sido incansáveis no apoio à secção de andebol e para vocês deixo também uma mensagem:
- Nós nunca nos renderemos e estamos sempre prontos para que os nossos atletas tenham vontade de praticar esta modalidade e vos tragam alegrias a cada fim-de-semana!
Viva os “Caixeiros”!
Um abraço deste vosso amigo Quim Cardoso!

4 comentários:

  1. Caro Quim Cardoso.

    O meu nome é Sérgio Galvão, antigo atleta e treinador desse clube. Quero em primeiro lugar louvar o esforço e dedicação e empenho com que todas as pessoas que fazem parte desse clube estão neste momento a trabalhar. Infelizmente nem sempre assim foi, mas isso ficará para outra altura e outras conversas que se quiser ter estarei à sua inteira disposição. Quero dizer-lhe que quando começei a treinar nesse clube aos meus 12 anos de idade a maior parte das vezes tb só tinhamos metade do pavilhão gimnodesportivo, sim pq ainda não existia a nave. Posso lhe dizer que mesmo com essas condições muito trabalho de qualidade se realizou. Estou perfeitamente de acordo consigo qd diz que o poder autarquico não pode deixar que as equipas de formação trabalhem desta maneira. Mais isso segundo me lembro sempre foi uma antiga história...Ha que mostrar a quem de direito que ,mesmo por vezes renegando-nos conseguimos mostrar que se consegue formar jovens com qualidade. Até sempre e um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Desde já tenho para lhe dizer que foi com enorme satisfação que li o seu comentário às minhas palavras, depois é sempre um enorme prazer que recebemos noticias ou mesmo visitas de ex-atletas do clube, quanto ao texto em si serviu para alertar "quem de direito" o quanto é importante o "poder local" olhar para o que de bom temos na nossa cidade, então se é bom temos de lutar para seja visto por "quem de direito", quero também dizer-lhe que a partir de amanhã já "resgatámos" um desses mesmos "espaços" que refiro no texto!
    Um forte e grande abraço, Quim Cardoso!

    ResponderEliminar
  3. Caro Sérgio
    Sabemos que acompanhas a actividade do teu/nosso Clube (Se estivesses mais perto, decerto que também cá estarias neste momento.
    Aquilo que referes do antes foi tudo realidade e provavelmente bem pior do que dizes.
    No entanto aquilo que reclamamos é aquilo que nos foi atribuído e equidade com os outros Clubes da Cidade.
    O projecto que iniciamos o ano passado assenta na formação integral dos jovens, pelo que e atendendo ao ´número de equipas que este anos temos (11), precisamos dos espaços para treinar que nos foram atíbuídos.
    Para teres uma ideia das dificuldades de treino neste espaço de tempo desde o inicio da época até hoje temos dias que temos cerca de 35/40 atletas simultâneamente nos Pavilhões da EPC e Nave (não é fácil).
    Um abraço e aparece sempre que possas neste Clube onde cresceste e trabalhaste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo é sempre bom saber que seremos bem recebidos, talvez somente por algumas pessoas infelizmente. Mas quando estamos de consciencia tranquila isso não nos afecta em nada. Como deves calcular se é que me conheces é claro que sempre sigo e seguirei esse clube pelo qual muito lutei tanto como jogador como, treinador e é com bastante orgulho que vejo que segundo me parece estão finalmente no caminho correcto. vamos ver se não aparece novamente um novo "Projecto" que destrua todo o trabalho que está neste momento a ser implementado e para quem tem memória curta já tinha sido começado a ser implementado ha algum tempo atrás. Mas isso como diz a outra senhora, para agora não interessa nada (para alguns, porque para outros interessa e acreditem que muito...). Quando comentei o texto acima somente quiz dar a entender como percebo as dificuldades enumeradas, pois já na própria pele as tinha sentido e lutado contra elas.`É uma guerra bastante antiga e enquanto o clube não tiver alguem dentro do poder politico e autárquico, infelizmente por mais bom trabalho que efectue julgo que as coisas não irão melhorar. Mas como diz o ditado agua mole em pedra dura tanto bate até que fura, por isso a esse clube só resta continuar a trabalhar e a mostrar que é no trabalho que se conseguem os grandes frutos,e não julguem que será fácil e que será de um dia para o outro. Há que ter muita paciencia e de preferencia tentar encontrar as melhores soluções, errando muitas vezes, mas seguindo sempre no mesmo caminho e não mudando sempre que surge alguem que nos mostra um caminho que parece mais fácil. E por aqui me fico pq já me estou a alongar demasiado, desculpem este desabafo, mas foram muitos anos e muitas horas acreditem antes e depois. Até sempre.

      Eliminar