quarta-feira, 21 de julho de 2010

O DIA DO FIM CHEGOU... COM MÁGOA

ÉPOCA 2009/2010- 5º LUGAR APURAMENTO ZONA SUL-2º DIVISÃO NACIONAL


ÉPOCA 2008/2009- 4º LUGAR-- 2º DIVISÃO NACIONAL

ÉPOCA 2007/2008- 3º LUGAR--2º DIVISÃO NACIONAL





ÉPOCA 2006/2007- 2º LUGAR-- 1º DIVISÃO NACIONAL (ANTIGA ELITE)




ÉPOCA 2005/2006- 1º CLASSIFICADO-- 2º DIVISÃO NACIONAL



ÉPOCA 2004/2005- 1º CLASSIFICADO-- 3º DIVISÃO NACIONAL

E foi assim, em 6 anos, 3 finais disputadas, vencendo duas delas, um 3º, um 4º e um 5º lugar.
Esta decisão tomada, estava a ser estudada com alguma consciência, a que podemos agora confirmar.
A equipa sénior de andebol dos CAIXEIROS, deu à nossa cidade titulos nacionais, principalmente de 2004 até esta data, não vai participar no próximo campeonato Nacional de andebol da 2º divisão.
Dificuldades económicas do clube, originadas por vários factores sobejamente conhecidos de todos, originadas pela constante crise de várias entidades e empresas padecem, entre as quais o apoio da Camâra Municipal ao Associativismo que ainda está em falta (há cerca de 2 anos), acrescidas das novas exigências da Federação de Andebol de Portugal (7.000 inscrição na prova), tornam inviável a nossa participação na referida prova.
Nota também para as empresas sediadas em Santarém, onde não há uma empresa que apoie o desporto de alto nível, mas não profissional dos CAIXEIROS, ao que julgamos que Santarém se calhar, não está preparada, nem as pessoas estão preparadas para merecer ter uma equipa que durante muitos anos elevou o nome da cidade.
Não nos estamos a desculpar com estas razões que invocámos, mas sim dar a entender a todas as pessoas que gostam de nós que nos apoiam e que até merecem ter algo mais.
Achamos que é tempo de reflectir, pensar que o futuro está nos jovens, onde porém também sabemos, que o andebol sénior nos últimos anos tirou algo à formação.
Este ano, já com o protocolo realizado com o lar de Santo António ( lar das raparigas) em Santarém, iremos ter escalões de formação de andebol feminino, no masculino,de bambis a juvenis, formação irá continuar, onde voltaremos daqui a 2/3 anos novamente com equipa de séniores, toda ela, queremos nós, constituida pelos atletas juvenis deste ano, em que a gande aposta deste ano será nessa equipa, que já conta com 4 caras novas de ex-atletas de clubes próximos e também regressos de atletas ao clube.
Há algumas dúvidas no ar, relativamente aos ditos "ordenados" dos nossos jogadores séniores, não eram ordenados, eram apenas uma regalia para ajudar no combustivel, pois como é sabido a maior parte dos atletas era de fora, o que para o clube, também é verdade, já era bastante, pois não há fontes de rendimento. Não podiamos apostar na formação para os séniores, pois até à cerca de 3 anos, ela raramente existia, não havendo jovens a dar continuidade até ao escalão máximo. Mas todos os "colectivos" a representar a presidência da cidade de Santarém, talvez tenham contribuido em certa parte para isso, nunca oferecendo melhores condições aos clubes, e não falamos só de andebol, falamos por todos. Criticamos bastante, mas sabendo que também tivémos alguma culpa, os "senhores" que gerem as pastas do desporto nesta cidade, e rapidamente pensamos: " O que Santarém, capital de distrito tem em muito bom nível na parte desportiva?" Enfim..
Nota: o clube agradece publicamente a todos os jogadores que passaram ao longo dos anos por este emblema"quase" Centenário, sabendo sempre das nossas obrigações e deveres, alguns por cumprir com grande infelicidade nossa, sabendo também que todos os que por cá passaram, dignificaram camisola até ao fim, sabendo que muitas vezes cheios de adversidades e contrariedades, sabendo que daqui a poucos anos iremos voltar e quem sabe, voltarem a esta casa, a todos eles, atletas, dirigentes, treinadores, massagistas, adeptos........UM MUITO OBRIGADO.

11 comentários:

  1. Caros amigos.
    Sempre acompanhei com alguma emoção a prestação da equipa de andebol da minha cidade. Foi sempre com enorme alegria que vi o nome da minha cidade associado a uma equipa da minha modalidade de eleição. Foi com enorme tristeza que li a notícia de que Santarém e os "Caixeiros" vão deixar de estar associados ao escalão mais importante do andebol português. Mesmo assim quero acreditar que as forças vivas da minha cidade possam acordar a tempo de evitar este passo atrás no desporto da minha cidade. Gostaria que assim fosse. Espero que assim seja. Um abraço. José António Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Muito bem cidade, muito bem câmara,muito bem federação do andebol, muito bem a todos.
    Agora qual o desporto com visibilidade para o nome SANTAREM?
    pai de atleta

    ResponderEliminar
  3. Boas, gostaria de dar um apoio pessoal perante vós. Os empregados de Comércio sempre foram e seram uma grande equipa de andebol em Portugal, que dignifica a zona de Santarém, como já tenho dito e não é por ser um aficionado neste desporto que é o andebol, mas as pessoas só pagam quotas, compram bilhetes(mesmo que sejam caríssimos), compram jornais com noticias de futebol. Santarém sai a perder e ninguem o vê? A camera não o vê? Empresas/Hipermercados não o vêem? Santarém não têm um clube de futebol que se destaque, mas tinha uns Séniores que sempre dignificaram o andebol português bem como o seu clube.

    Espero que isto não seja um adeus, mas um até já, e que voltêm mais fortes em todos os aspectos e principalmente o financeiro para suportar custos que só o clube pode suportar e mais nenhuma identidade "ajuda", pois o andebol está a perder clubes históricos...

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos lutem que alguem vai aparecer, se um clube da Região com metade( perdão um quarto ou um oitavo) da vossa história consegue inscrever Séniores Masculinos e Femininos e respectivos escalões de formação, apesar de nem técnicos terem, voces tambem o vão conseguir. Mas não conseguindo ficam de cabeça tranquila, se fosse para uma novela ou um programa de tv, certamente que as entidades teria dinheiro.

    Espero que tudo corra bem na formação

    Um adepto do andebol.

    ResponderEliminar
  5. Pois é......
    É o fim dos Seniores que já estava anunciado à seis anos atrás.
    Sei que tudo tem um fim, é verdade.
    Mas grandes investimentos num ano, não significa colher no outro seguinte, principalmente quando não se faz nada nos escalões de formação.
    Onde estão os miúdos da Gouxaria? Três ou quatro bons valores que se tivessem sido trabalhados, hoje tinham lugar no plantel sénior.
    Para quem já andou à margem dos regulamentos da FAP nos últimos anos, esta notícia não nos trás qualquer novidade. Segundo os regulamentos da FAP fez-se justiça.
    Segundo o pensamento e os critérios adoptados por quem tem dirigido os Caixeiros nos últimos anos, é muito mau que esteja a acontecer uma situação destas.
    Penso que os associados e também quem apoiou financeiramente este clube nos últimos anos, deveria pedir explicações e apurar todos os factos que estão a fazer com que esta equipa termine.

    Um Adepto do Andebol

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar mais do que lamentar esta situação,gostaria de deixar uma palavra de confiança a uma pessoa que faz falta não só no andebol português mas também no nosso país...é por falta de pessoas como o FERNANDO que o pais não anda e que o desporto é a miséria que se vê!!
    Apesar da falta de apoios,penso que o facto de haver apenas uma ou duas pessoas a tentar levar o barco a bom porto,torna tudo mais complicado!
    Sinto-me triste pois os últimos anos que passei nesta casa foram sem dúvida bastante proveitosos no meu crescimento,não só como jogador mas também como pessoa!Sinto-me grato e honrado por isso!
    Penso que nestas alturas não há muito a dizer,sendo que,apesar de possivelmente uma nova aventura se aproximar,quero deixar bem claro que voltando ou não a esta casa terei sempre disponível para ajudar toda a família que constitui este clube!
    PARA TERMINAR,DIZER UM ATÉ JÁ...E DIZER QUE O COMANDANTE DESTA AVENTURA,CAIU...MAS QUANDO SE LEVANTAR,VIRÁ AINDA MAIS FORTE!!!SÃO ASSIM OS GRANDES HOMENS!
    OBRIGADO POR TUDO E UM GRANDE ABRAÇO DESTE QUE TUDO FEZ PARA LEVAR O NOME DESTE CLUBE O MAIS ALÉM POSSÍVEL....
    ATÉ BREVE

    Hugo Carvalho 11

    ResponderEliminar
  7. caro amigo das 15h41, é bom falar mal quando tudo está mal, mas quando estão bem ninguem fala, o estado do andebol. e não se esqueça, que mesmo estando bem, há alguns que vão abandonando o barco....não sei se está a perceber

    ResponderEliminar
  8. AMIGO José António Fonseca:
    É com enorme satisfação que nos deparamos com visitas ao nosso blog da sua parte. Antigo árbitro de andebol,jornalista do jornal "a bola", comentador dos jogos de andebol na rtp,escritor do livro "Luís Santos – A vida num jogo", e mais que por agora nos escapem. Este senhor está no andebol, e tal como os scalabitanos vivem o andebol de certa forma.Fomos nós, o évora, por enquanto já foram 2 capitais de distrito. Mas Sr. Fonseca, está muito dificil, esta decisão foi talvez a decisão mais importante(negativa ou positiva) que o andebol nos caixeiros tomou até hoje...resta-nos esperar mais uns anitos, para recomeçar-mos em força, claro está, se estas barbaridades económicas não se mantiverem.
    Um muito obrigado pela palavra amiga.

    ResponderEliminar
  9. Escrevo por coincidencia depois do HUGO mas não posso deixar de lamentar que mais um clube do RIBATEJO suspenda parte da sua actividade. Porque todos sem excepção sabem que foram cometidos alguns erros quero acreditar que a frase "o sonho comanda a vida " fez com que algumas dessas coisas acontecêssem.Morreram na praia por duas vezes mas acredito na boa fé dos homens. Senhor Fernando e demais continuem porque há-de HAVER muitos de nós que vamos ter que inventar para continuar ligados ao Andebol,vamos ver o futuro DE OUTROS CLUBES E APAIXONADOS DO ANDEBOL.ORGANIZÊMO-NOS TODOS E VAMOS COMEÇAR TUDO DE NOVO QUEM LUTA E TRABALHA NÃO TEM MEDO E A TRISTÊZA DARÁ LUGAR À SATISFAÇÃO POR NOVOS RESULTADOS.

    ResponderEliminar
  10. Não param de chegar manifestações ao nosso email e nosso blog.
    Uma palavra também para o Hugo Carvalho, jovem que abandonou o SPORTING para abraçar o projecto CAIXEIROS, reparem bem na diferença de nome dos clubes...O Hugo desde o 1º treino e do jogo de treino com o belenenses no 1º ano que chegou, demonstrou como se defende uma camisola de um clube, enorme profissionalismo, tanto dentro como fora de campo, o Hugo que ficou rendido ao prazer de jogar e lutou sempre como se tivesse sido o clube que o formou, mas não foi. Começou no odivelas, depois sporting, depois caixeiros e que continuava....mas uma coisa é certa Hugo....é mesmo um até já
    Obrigado por todo o empenho demonstrado.

    ResponderEliminar
  11. É com profundo pesar, que tomei conhecimento desta decisão, apesar de não me surpreender totalmente,bastava olhar para tantos outros clubes e pessoas do andebol por todo o país , para perceber que a nossa modalidade está em crise.
    Mas como em tudo na nossa vida há que tentar dar a volta por cima.
    Estou convicto que com as pessoas com quem tive o enorme prazer de trabalhar, este clube de ANDEBOL vai ressurgir a qualquer momento.
    Não querendo individualizar a minha solidariedade e amizade, não posso deixar de referir o SR.FERNANDO GRAÇA, por tudo o que de bom representa para o Andebol em Santarém e no País.
    Bem-haja e até já.
    Paulo Custódio.

    ResponderEliminar