sexta-feira, 15 de junho de 2012

OPINIÃO DE ADEPTO

 “Santarém precisa dos Caixeiros ainda mais fortes”

Santarém, capital do Ribatejo, cidade de seculares tradições e cidade conhecida pela sua grande ligação à “afición” taurina mas Santarém não é só toiros, tem também o desporto e é “sede” de vários clubes e clubes com muita tradição mas vou falar do clube que mais gosto, falo claro do Gfec Caixeiros…
O clube que foi fundado no ano de 1917 e já muito perto de se tornar num clube centenário, um clube que é neste momento um dos “ícones” da cidade e mesmo do distrito, um clube que tem futebol, futsal, andebol, ténis de mesa e campismo e caravanismo.
Este texto cinge-se apenas para eu dizer aquilo que penso sobre a relação dos “escalabitanos” e os Caixeiros.
Os Caixeiros é um clube que em termos de andebol, é um clube que serve de exemplo, é um clube que tem pessoas que trabalham arduamente para que o andebol jovem na cidade de Santarém mantenha uma tradição de muitos anos na cidade e continua a manter-se na senda dos títulos, basta relembrar este ano os títulos conquistados pelos jovens que representam o clube, campeões regionais de juvenis masculinos e também o titulo de campeões regionais de infantis masculinos, estes títulos e também as restantes boas prestações das outras camadas jovens do clube em andebol deixam felizes e orgulhosos todos os que gostam dos Caixeiros, todos os gostam dos Caixeiros, onde se incluem dirigentes, atletas e pais dos atletas, não posso deixar passar em claro o andebol feminino dos clube, onde existem no clube atletas muito dedicadas e sempre prontas a servir o clube…
Comecei a acompanhar a vida deste clube há bem pouco tempo, derivado à amizade que tenho a um dos dirigentes do clube que me começou a “levar” ao pavilhão para começar a ver o andebol e aos poucos fui-me apercebendo da “grandeza” das pessoas que “trabalham” para que este clube e os “miúdos” que representam o clube tenham todas as condições necessárias para que o nome dos Caixeiros seja elevado ao nível do que se pretende de um “grande clube”.
Visita após visita ao pavilhão fui-me apercebendo de um factor que me deixou algo entristecido, se os atletas têm todas as condições dentro das dificuldades que tem um clube como os Caixeiros que tão poucos apoios tem das entidades da cidade, se os atletas dão tantas alegrias a quem gosta do clube, porque não temos mais gente a ver os jogos de andebol no pavilhão?
Então chegou a altura de neste texto fazer um apelo a quem gosta de andebol (ou de desporto em geral) e a quem tem os seus filhos a representar o clube, que vão mais vezes ao pavilhão, vão mais aos treinos e peço que adiram mais os jogos dos “nossos” jovens atletas, claro que este apelo não é direcionado apenas aos pais dos actuais atletas mas também aos amigos dos pais dos atletas e claro está a todos os “escalabitanos”, venham apoiar os jovens dos Caixeiros que tão bem representam o “nosso” clube e a cidade!
O clube precisa da cidade e a cidade precisa de ser mais presente perante um dos clubes que tão bem representa a cidade e que é o orgulho daqueles que trabalham no clube e também daqueles que gostam do clube, vem apoiar os Caixeiros e trás contigo um amigo ou mesmo a tua família.
Em meu nome pessoal e penso que os actuais dirigentes do clube corroboram da minha opinião neste pequeno apelo, peço a todos os “escalabitanos”, a todos os pais de atletas e a todos os atletas do clube que continuem a acreditar neste clube e apoiem, pois só com a vossa ajuda é possível os Caixeiros continuarem a vencer e a crescer!


Joaquim Cardoso

5 comentários:

  1. Esta é a minha opinião, dentro em breve farei mais uma cronica dedica aos Caixeiros!

    ResponderEliminar
  2. O grande problema do clube é mesmo este, se os pais de alguns se dedicassem mais pelo menos em ver os jogos dos filhos, pode não significar nada para eles, para para atletas, treinadores, dirigentes, e em geral para o clube é muito importante.
    Não interessa apenas "descarregar" o atleta no pavilhão e saber que o vão levar a casa, mas às vezes nem ao pavilhão os vão pôr.
    Já tenho alguns anos disto e Às vezes quando existe algo de manha cedo por exemplo ao sábado ou domingo, sabemos à partida que existem jovens que possivelmente vão faltar, não por eles, pois todos sabem que miudos até aos 12/13 anos ao fim de semana apesar de tudo levantam-se cedo.
    Mas nós clube, não escolhemos ninguem, escolhemos todos, não podemos substituir os pais na educação dos filhos, mas sim ajudar, mas em muitos casos somos mais que isso. Não escolhemos ninguem por isso tratamos todos da mesma forma.
    Não pedimos condecorações nem estátuas, apenas que de vez em quando acompanhem os vossos educandos, claro está que também existem alguns que acompanham.
    Abraço a todos e vamos reunir mais ainda a familia.

    Nuno Graça

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o nuno e com tudo o que foi escrito neste texto. Para alguns pais (se não a maior parte deles) terem que se levantar cedo para ir por o SEU FILHO a um jogo ou ir leva-lo a um treino é uma espécie de sacrifício...preferem que eles estejam um dia inteiro em frente a um pc ou que mais tardem andem com más companhias e entrem por maus caminhos, mas enfim são os tempos em que vivemos... Mas também é para isso que nós enquanto treinadores e dirigentes servimos, tentar mudar essas mentalidades...e acredito convictamente que com o trabalho que temos feito iremos conseguir esse objectivo!!!

    FORÇA CAIXEIROS... E APESAR DAS DIFICULDADES, CADA VEZ MAIS TENHO ORGULHO EM PERTENCER A ESTA FAMÍLIA...OBRIGADO CAIXEIROS!

    Diogo Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. É deveras gratificante o texto do Sr. Joaquim Cardoso. O clube mais antigo de Santarém está numa fase de grande transformação e de afirmação.Não é por acaso que a nossa sede está a ficar como nunca esteve e deverá ser um dos pólos de aglutinação dos nossos jovens praticantes das várias modalidades, desde o Ténis de Mesa, Futebol, Futsal e Andebol e outras que eventualmente achem o clube apetecível e nos apresentem "pessoas para trabalhar". Desde já o agradecimento de todos os Directores desta casa às bonitas palavras e sentimentos que expressou. Eu estou há 25 anos nos Caixeiros e, modéstia à parte, acho que já contribui com muito da minha vida para a afirmação e actividade nos Empregados no Comércio de Santarém, mas estas palavras são um grande tónico para conseguir ainda mais para o clube.
    Muito Obrigado
    Fernando Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Fernando no que toca à minha pessoa não tem de me agradecer, apenas peço que continuem o bom trabalho e pelo pouco que ainda conheço dos "meandros" do clube penso que vai no bom caminho, este texto serviu apenas para tentar ajudar a empolgar os pais dos atletas, os atletas e todas as pessoas que gostam dos Caixeiros!

      Eliminar