segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Andebol: Campeonato Nacional Iniciados Masculinos


Ontem à tarde a nossa equipa de Iniciados Masculinos deslocou-se a Benavente para defrontar o ADC Benavente num jogo da 6ªjornada, Zona 6 1ªfase da categoria e foi derrotada por 47-23, ao intervalo o resultado já assinalava um 24-9 a favor da equipa da casa, num jogo em que a nossa equipa mostrou alguma fragilidade defensiva e na concretização esteve longe do que já mostrou noutros jogos mais recentes, sabíamos de antemão de seria um jogo complicado, defrontar na minha opinião a melhor equipa da série e onde a balança pendeu a favor da equipa da casa derivado a muitas perdas de bola nos movimentos ofensivos da nossa equipa que resultavam em contra-ataques "mortíferos" que quase sempre resultaram em golos!
A nossa equipa ocupa neste momento o 3ºlugar da série, a 2 pontos do 2ºclassificado mas tem um jogo a menos e as aspirações no que toca à passagem à fase seguinte continuam ao alcance da nossa equipa de Iniciados, sendo que para a próxima fase passam os dois primeiros classificados!
Apenas deixo uma nota final para a arbitragem, em alguns momentos do jogo tiveram decisões que prejudicaram a nossa equipa, não que esses mesmos erros tivessem influência no resultado final, porque a supremacia da equipa da casa ficou por demais evidente mas apelo a que os árbitros quando erram que errem porque erraram é normal e errar é humano mas errar sempre para o mesmo lado!?

13 comentários:

  1. Tive oportunidade de assistir a este jogo e em primeira análise, o que se pôde constar foi a supremacia, em todos os aspetos, da equipa da casa.
    Se o resultado final não corresponde à diferença técnica e tática entre as duas equipas, isso não sei, mas neste jogo foi justíssimo.
    Relativamente à arbitragem, o que posso dizer é que, tal e qual como os atletas que estiveram em campo, estes árbitros estão em processo de aprendizagem, logo a perfeição a este nível é impossível de alcançar. Observei alguns erros, nomeadamente a nível disciplinar, mas para as duas equipas, onde aí sim, deveriam sansionar os atletas, até porque a prendizagem dos atletas também passa, e muito, pela disciplina. No entanto o critério dos árbitros foi igual para as duas equipas, incluindo o "banco" da equipa do GFE Comércio, nomeadamente os oficiais.
    Poderia aqui "puxar a brasa à minha sardinha", como por exemplo um contra-ataque da equipa da ADCB em que o atleta vai isolado aos 6 metros para finalizar, quando é impedido de o fazer por um adversário, pelas costas, em que este atleta é sansionado apenas com um cartão amarelo (único do jogo para atletas). As regras dizem que a sansão a aplicar nestas situações é o cartão vermelho. NÃO, não quero ir por aqui. Volto a dizer que o critério dos árbitros foi idêntico para as duas equipas e que não tiveram influência nenhuma neste resultado.
    Acho que a equipa da ADCB fez um jogo muito bom e que a equipa do GFE Cómércio fez um jogo muito mau. São dias, são jogos. Haverão melhores dias com certeza.
    Um último reparo: independentemente de estarmos de acordo ou em desacordo com as arbitragens, principalmente quem está no banco de suplentes, não deve nem pode ter atitudes como as dos oficiais do GFE Comércio, pois as mesmas refletem-se para os atletas e isso é muito mau, isto quando os próprios atletas estavam a ter um conduta correta.
    Boa sorte para o GFE Comércio e continuação de um bom resto de época desportiva.

    ResponderEliminar
  2. Com este comentário percebi logo quem é a pessoa que o escreveu e sei bem a quem se refere no reparo final mas se o oficial do GFEC reclamou tinha razão, porque graças à má vontade ou ao não querer ver o levou a que esse mesmo oficial reclama-se foi uma jogada que o jogador da equipa da casa ao bater uma bola ou algo do genero e ainda por cima sozinho a bola lhe bate no pé e o arbitro sem ninguem perceber porquê marca falta contra a equipa visitante, uma visita ao oftalmologista não lhe faria mal nenhum...depois sobre o lance que fala só não mostrou o vermelho porque não quis e alias o proprio arbitro admitiu no final do jogo que não o mostrou, ora se não mostrou o respectivo vermelho, então errou...estamos a confundir alhos com bugalhos e depois não lhe admito que aqui venha dizer que por palavras indirectas que o banco do GFEC mais parecia um bando de arruaceiros, quando durante o jogo nada se passou e o unico acontecimento foi o do oficial ter levado um cartão amarelo por reclamar um lance e onde unicamente disse que era pé...e então?
    Isso é indisciplina?
    Gostava que explica-se qual foi a conduta incorrecta que houve durante o jogo, se chama conduta incorrecta reclamar uma falta, então temos os pavilhões todos cheios de gente incorrecta e se achou a reclamação incorrecta porque não deu vermelho?
    Até porque quem esteve no jogo e ler o seu comentario vai perceber de quem se trata...e depois aconselhava-o a reler o texto e diga onde está escrito que a arbitragem teve influencia no resultado?...O que esta descrito é que erraram apenas e só!
    Parece é de muito mau gosto vir aqui atacar um oficial deste clube só porque levou um amarelo por causa de uma reclamação e querer dizer com isso que pode-se entender por conduta incorrecta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não escrevi que houve "conduta incorrecta".
      Não escrevi "que o banco do GFEC mais parecia um banco de arruaceiros".
      O que escrevi é muito claro e não são, nem quero que sejam, "palavras indirectas".
      Já agora, desculpe dizê-lo, mas eu não suporto mentiras:
      O vosso oficial não reclamou um lance. O vosso oficial reclamou vários lances, muitos deles bem percetíveis na bancada, pois quem estava ao meu lado também ouviu (não foi imaginação minha).
      Não entendo o conteúdo ofensivo do seu texto em resposta ao meu 1º comentário, no entanto se o administrador deste "espaço" assim o entender, bem pode optar pela censura e eliminá-lo.
      Volto a desejar muita sorte para o GFE Comércio e continuação de um bom resto da época desportiva.

      Eliminar
    2. Mais uma vez volta a mentir...então se reclamou mais lances porque não foi expulso ou avisado?
      O arbitro nunca se dirigiu ao banco por uma unica vez sem ser na tal reclamação que deu o amarelo e apenas por pedir uma falta foi logo admoestado com um cartão...é feio mentir e quem aqui veio ofender foi o senhor mentido descaradamente no 1ºcomentário e no 2ºcomentário voltou a mentir quando diz que reclamou vários lances e só isso prova a sua má fé e com isso diz também que nem sequer se deu ao trabalho de ler o texto de analise ao jogo, até porque a dada altura no seu 1ºcomentario diz que o comportamento dos atletas são o reflexo do que fazem os adultos e olhe que não é este clube que deve bater à porta, enganou-se de certeza, o senhor é tão atento mas mesmo só ao que lhe convem, no seu 1ºcomentário diz que no post se diz que os árbitros tiveram influencia no resultado e em parte alguma do texto isso está descrito mas estou descansado porque afinal o nosso oficial não merecia qualquer tipo de sanção(e não sansão como escreveu, porque Sansão é um tal senhor que tinha muita força por causa da farta cabeleira)e se vê tão atentamente andebol, veja esta noite o jogo do Europeu Feminino e veja quantas vezes os treinadores reclamam e já ontemnum jogo da Liga dos Campeoes que assisti na Eurosport assisti a várias reclamações de um treinador e nem um cartão foi exibido, são formas diferentes de estar no andebol e no desporto, um simples reclamar de uma falta dá logo cartão amarelo, então o que falei acima dava expulsão para todo um banco e chamava-se logo o Corpo de Intervenção...obrigado pelos seus votos de felicidades e daqui retribuo da mesma forma!

      Eliminar
  3. eu sou jogador dos caixeiros nao vou dizer o meu nome mas nao vi nada do que o vc diz que aconteceu o dirigente que fala falou uma vez e levou logo cartao nao merecemos ganhar é verdade mas mostrar um cartao so pq se reclama uma falta?

    ResponderEliminar
  4. O nosso oficial só, e repito, só reclamou 1 lance em que levou amarelo. E já agora o senhor anónimo só se refere a faltas cometidas pelos GFEC mas não fala nas inúmeras faltas cometidas pelo ADCB que deveriam ser punidas muitas delas com amarelo o dois minutos por isso não pode reclamar seja o que for.

    ResponderEliminar
  5. agora, toda a gente pode escrever o que quiser relativo ao jogo, o que se torna irrelevante, pois o que fica é o resultado final do jogo, ADCB 47 GFE COMÉRCIO 23. tudo o resto é.............
    os treinadores que tirem as ilações com os seu atletas e mais nada.
    força ADCB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao fale de condutas a dirigentes sabe por que aqui vai, acha normal uma equipa que ainda nao tinha tomado banho e fecharem a agua, e ja agora aonde estava a directora de campo! para resolver a situação.teve de ser eu e um pai de um atleta ADCB para desbloquear este situação,na bancada os insultos aos atletas dos caixeiros também houve,e ja agora o sr acha normal estar um arbitro que so apitou 5 vezes a ser auxiliado por outro arbitro que ainda esta verde se calhar devia de estar um arbitro experiente a ajudar, os telhados de vidros todos nos temos

      Eliminar
  6. Estão a tentar encontrar problemas onde não existem.
    Não me acredito em certas situações aqui descritas,e muito menos as vindas da bancada eu estava lá e não insultei ninguém, uma pessoa ou duas isoladamente, e eu sei quem, não dão o direito de generalizar.
    Por favor eu poderia dizer muito mais, e poderíamos voltar ao comentário do jogo desta prova entre os Caixeiros e 0 3AAA , e logo chegaríamos facilmente a conclusão de que não poderemos nem uns nem outros falar em candidaturas precoces sem falar,ver,reconhecer méritos a adversários terceiros.
    Todos, de um lado e de outro tenham um pouco de bom senso é o que peço.
    Nem de um lado se deve fomentar o mau estar, nem do outro se deve reforçar o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que se passou nesse jogo com os 3AAA em Iniciados?
      A equipa do GFEC ganhou por 36-34 num jogo equilibradissimo e sem qualquer reclamação de parte a parte...um grande jogo com resultado incerto até final...se fala de candidatura à fase seguinte eu reafirmo a equipa de Iniciados é um dos candidatos, tal como foi afirmado...e o que tem esse assunto a ver com o que se está a debater na caixa de comentários deste jogo?
      Um bocadinho "fora de contexto" digo eu!!!!

      Eliminar
    2. O Senhor é sem dúvida dono de toda a razão.
      Tudo e fora de contexto, a verdade e afirmações todas justas e correctas só partem de V.Exª.
      Assim sendo escreva o que quiser, porque por mim pouco me importa.
      Sejam lá os grandes candidatos no que v.Exª pretender, porque por mim e meus colegas de clube só temos de responder com trabalho e resultados.
      Muitas Felicidades

      Eliminar
  7. Sr. Nascimentos nunca aqui foi dito que a nossa equipa era o grande candidato, onde viu isso escrito?
    O que foi escrito é que era um dos candidatos a passar à fase seguinte, sabemos que o ADCB é o mais forte candidato a vencer a série e sabemos que temos de discutir com outras equipas o 2ºlugar mas temos a consciência que temos condições para passar à fase seguinte mas estávamos a falar de arbitragem e não de candidaturas...são coisas distintas e o que o outro senhor disse é que houve insultos vindos da bancada, eu pessoalmente não os ouvi mas ainda não vi foi ninguém a responder ao outro senhor que falou da situação do "corte" da água!
    Mas volto a reafirmar que no caso do cartão amarelo ao nosso oficial foi um exagero por parte do arbitro e que houve dualidade de critérios em alguns lances mas como também já foi dito não foi isso que beliscou a justa vitoria da equipa da casa!
    E o que se começou a debater foi o "inventar" por parte do 1ºcomentador do post que disse algumas "barbaridades" e mentiras sobre o que se passou no jogo, a nossa equipa foi muito bem recebida e temos sempre um enorme prazer em jogar em Benavente!
    Penso que fui claro!
    Para o Sr. Nascimentos um grande abraço e continuação do bom trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Sobre o "corte da água":
    O Pavilhão, instalação sob gestão da Câmara Municipal de Benavente, tem um regulamento, o qual como é óbvio, não é conhecido por todos aqueles que o utilizam, no entanto, todos os vestuários, incluindo aquele onde esteve a vossa equipa, tem afixado e bem visível duas páginas desse regulamento, no qual está explicado as normas de utilização (entre as quais, o tempo de utilização dos balneários, após a atividade).
    A ADCB, na pessoa do dirigente dos iniciados nesse jogo, fez o que estava ao seu alcance, falando com a funcionária do pavilhão no sentido de ser reposta a água, o que se veio a concretizar.
    Não estou a ver qual é o vosso problema.
    Aliás, a ADCB, por vezes também tem necessidade de ocupar mais tempo esses espaços, só que o regulamento é para todos, e quando tem algum assunto a reclamar, é junto da Câmara.

    ResponderEliminar