quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jovem de Santarém, porque não sais de casa?



Hoje venho aqui para me dirigir em concreto aos jovens da nossa cidade, jovens esses que são o futuro quer do nosso País, do nosso distrito e da cidade de Santarém!
Se hoje vivemos numa cidade que todos gostamos, numa cidade que é um dos ícones do nosso País quer em termos de tradição, quer em termos de reconhecimento, muito se deve a gerações que muito fizeram e essas mesmas gerações deixaram-nos uma pesada herança e uma parte dessa herança está ligada ao desporto, onde entra o Grupo Futebol Empregados do Comércio, os Caixeiros como somos “vulgarmente” conhecidos!
Caixeiros que é o clube mais antigo da cidade, o clube mais eclético da cidade e o clube que mais atletas movimenta num fim-de-semana desportivo ou mesmo durante a semana em termos de treinos, se hoje se ouve da boca de muita gente que a cidade de Santarém não polos de atração quer para os jovens quer para os mais velhos, eu pessoalmente discordo, se hoje muita gente diz que a cidade tem um Shopping e pouco mais em termos de atratividade, eu volto a dizer que discordo, se hoje muita gente diz que a cidade só se “mexe” na altura da Feira da Agricultura ou na altura da Feira da Gastronomia, eu volto a dizer que discordo!
Jovem de Santarém porque não sais mais de casa, vem e junta-te a nós, desliga o computador e poupas mais no consumo de energia e não te juntas a nós?
Em Santarém não temos só o Shopping para passear, não temos só as Feiras já referidas acima, temos o desporto, tens um clube de campeões à tua espera, não tens como dizer que em Santarém não se faz nada de interessante, fazer desporto já foi provado cientificamente que ajuda no crescimento dos jovens e claro adjudicado a esse facto tens mais um facto muito positivo que podes acrescentar à tua vida e ao teu futuro:
- Vais ajudar a tua cidade a ser melhor e vais contribuir para que o desporto da tua cidade continue a crescer, vais também poder dizer que és um desportista e não um simples passeador dos sapatos pelas ruas da tua cidade!
Depois tens também a oportunidade de mostrar aos teus pais que queres fazer algo de útil pela sociedade e podes trazer os teus pais contigo, pais esses que vão ajudar a cidade que também é deles a crescer!
Jovem de Santarém não podes agora dizer que não tens nada para fazer na tua cidade, tens a possibilidade de jogares andebol, tens a possibilidade de jogar ténis de mesa, tens a possibilidade de ires passear até à Escola Agrária ao domingo e apoiar a única de futebol sénior da tua cidade, tens a possibilidade de apoiar a única equipa de andebol sénior da tua cidade!
Mas temos também futsal para o caso de gostares…
Quem é o jovem que não gosta de ir a um pavilhão ou a um campo de futebol e ostentar um cachecol do clube da sua cidade!?
Jovem de Santarém faço-te aqui publicamente um convite para este fim-de-semana:
- No próximo sábado convida os teus pais para irem à Nave Municipal às 19.00H, apoiar a nossa equipa de andebol sénior num jogo importantíssimo que em caso de vitória dá o 1ºlugar ao Grupo de Futebol Empregados do Comércio no nacional da 3ªdivisão, queres melhor motivo para saíres de casa e levares os teus pais?
- Tens no domingo um jogo de futebol importantíssimo para a Taça do Ribatejo, onde os Caixeiros recebem o Fazendense, editando assim a final da competição da época passada e onde o nosso clube tem a oportunidade de se “vingar” da derrota na final do ano passado!
Este ano a nossa equipa de futebol está a lutar ombro a ombro pelo 1ºlugar do campeonato onde está inserida, onde se encontra a apenas 3 pontos do 1ºlugar!
Jovem de Santarém não tens motivos para ficares em casa ou para dizeres que na tua cidade não tens nada para fazer, como diz a música, só eu sei porque não fico em casa, só eu sei porque na minha cidade tenho muito com me entreter, tenho os Caixeiros, o clube que hoje é exemplo para todos os habitantes da nossa cidade!
Vem até nós e ajuda a crescer esta família de campeões, ser “Caixeiro” é ser um campeão, é ser um lutador e acima de tudo é ser uma pessoa de garra!
Podes ver também o restante calendário desportivo do nosso clube aqui(cliquem).
Um abraço a todos, viva os Caixeiros!
Quim Cardoso 

NOTA: No próximo domingo a nossa equipa de Infantis Masculinos de Andebol, recebe na Nave Municipal o CA Salvaterra Magos às 14.30H, num jogo em atraso para o Torneio de Abertura da categoria.
A nossa secção de ténis de mesa tem no próximo sábado um torneio em Alverca, podes ver a informação aqui(cliquem).

15 comentários:

  1. Uma vénia para este texto
    CARREGA CAIXEIROS COMO DIZ O QUIM

    ResponderEliminar
  2. ISTO É SER CAIXEIRO DE ALMA E CORAÇÃO PARABÉNS

    ResponderEliminar
  3. o TEXTO NÃO É MAIS NEM MENOS DO QUE O SENTIR DUMA PESSOA QUE APESAR DE ESTAR HÁ POUCO TEMPO NO CLUBE, SABE LER NAS ENTRELINHAS. A FORÇA QUE ELE NOS TRANSMITE TEM QUE SER DEVIDAMENTE APROVEITADA.UM GRANDE AGRADECIMENTO PARA O QUIM QUE NOS TONIFICA E NOS AJUDA A TER, TAMBÉM , MAIS FORÇA PARA CONTINUAR, APESAR DAS GRANDES DIFICULDADES ACTUAIS... o CLUBE MAIS ANTIGO DE SANTARÉM ESTÁ NO BOM CAMINHO. VAMOS DAR TODOS AS MÃOS E AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO DAS VÁRIAS MODALIDADES QUE TEMOS EM ACTIVIDADE,PARA ALÉM DE TERMOS QUE APROVEITAR AS CONDIÇÕES EXCELENTES QUE A SEDE APRESENTA FRUTO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS TEMPOS QUE NOS ORGULHAM PELAS POTENCIALIDADES QUE APRESENTAM QUE E QUE TORNAM A SEDE DOS CAIXEIROS ÍMPAR NA CIDADE. AGORA SÓ FALTA ORGANIZAR HORÁRIOS E SERVIÇOS PARA QUE A MESMA POSSA ABRIR NORMALMENTE PARA TODOS OS SÓCIOS,ATLETAS E SIMPATIZANTES DESTE GRANDE CLUBE.
    MAIS UMA VEZ OS NOSSOS AGRADECIMENTOS AO QUIM.
    Fernando Graça

    ResponderEliminar
  4. Eu fiquei gostar deste clube ou o clube de mim ainda antes de haver shopping, porque a 30 anos não havia tantas coisas para distrair como há hoje, por gostar da génese deste clube hoje tenho um filho a jogar e sou dirigente, porem por vezes confundo a razão com o sentimento este pode ser o meu pecado mas sou assim , mas um analfabeto pode saber tanto ou mais como um catedrático e uma pessoa pode gritar por achar que algum esta mal, vou defender sempre os meus atletas e se eles não estiverem bem vou ser o primeiro a falar com eles.
    Carlos marques

    ResponderEliminar
  5. Excelente testemunho não conheço o Quim mas já vi que é uma pessoa com um enorme espirito e sempre aqui venho encontro textos escritos pela pessoa em questão que muito gosto de ler mas fica aqui uma pergunta.
    Porque é que a sede do clube não está aberta ao publico?
    Eu conheço a sede e penso que tem condiçoes para estar a funcionar diariamente ao publico e aos socios então porque esta sempre fechada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. voces insistem na tecla de serem o maior clube de santarem olhem para o historial do vosso clube e para o da AAS e vejam se por acaso em futebol têm os mesmos titulos.

      Eliminar
    2. Como disse e muito bem, nós não temos os mesmos titulos no futebol que vocês, mas também não somos um clube de formação no futebol.E vocês têm titulos no andebol,ténis de mesa e hóquei?Ao contrário de vocês(quero salientar que respeito a instituição AAS e todo o trabalho que têm desenvolvido), o GFEC é um clube eclético e centenário, e só por isso para mim é o melhor clube do mundo. Não é preciso ter titulos, para uma instituição ser grande, mas sim o trabalho desenvolvido pelas pessoas que representam o mesmo e todos os valores tanto desportivos como de cidadania que diariamente se incute nos jovens desta cidade. Fico satisfeito que nos clubes da nossa cidade existam pessoas que os defendem e acreditem que são os melhores e maiores, mas cada um tem a sua opinião.

      Eliminar
    3. Será que a sua pilinha tambem á maior que a minha?
      Será que não existe assunto lá para as bandas desse clube para se falar que é preciso vir à "casa" dos outros falar?
      Ou será que a verdade doi?
      Olhe a que horas jogam os seniores do seu clube este fim-de-semana?
      O que acontece aos juniores do vosso clube quando chegam a seniores?
      Vão jogar para outros clubes não é?
      Se calhar até vêm para os Caixeiros...olhe e o desporto é só o futebol?
      Já que fala em titulos, que titulos tem o seu clube em seniores?
      Em termos de titulos quer somar os do seu clube e comparar com os dos Caixeiros?
      É que o seu clube só tem titulos em futebol e os Caixeiros sabe?
      O seu clube já teve alguma equipa de seniores em alguma modalidade a disputar um campeonato nacional da 1ªdivisão em alguma modalidade?
      Quantos atletas tem o seu clube?
      Nós só em andebol temos mais que voces e depois falta somar as restantes modalidades...
      Chega ou para um asno será que lhe criei algumas dificuldades de calculo ou de pensamento com estas minhas questões?
      Vocês estão a anos luz dos Caixeiros e nós não temos "amigos" na Camara...
      Se quiser retirar algumas duvidas ou não conseguir responder às minhas questões, terei todo o prazer em tomar um cafezinho consigo e lhe dar as respostas sobre o que escrevi acima!

      Eliminar
    4. Pedro Gonçalves amigo, tens toda a razão e assino por baixo o que dizes sobre o trabalho desenvolvido nesse clube mas porque vêm aqui falar deles se nós não falamos dos outros aqui?

      Eliminar
    5. Quim, compreendo aquilo que queres dizer, mas a opinião é um direito que todo o cidadão deste mundo tem (ou devia de ter), e expressar essa opinião onde e em que situação for é um direito que assiste a todos, desde que essa mesma opinião seja "democraticamente correta".As opiniões de fora vão fazer com que todas as pessoas que representam este grande clube(GFEC)e o próprio clube cresça.Quando as pessoas vêm ao nosso blog dizer mal do nosso clube, eu acho que têm um complexo de inferioridade em relação a esta grande instituição, mas nós temos a nossa opinião e os outros têm a deles.

      Eliminar
    6. Amigo Pedro mas eu não coloquei em causa a opinião de quem quer que seja, alias saber viver em democracia é um dos predicados de pessoas bem formadas e educadas!
      O que me incomoda é mesmo virem ao nosso blog falarem mal do nosso clube e usarem outros clubes como "arma de arremesso"!
      Quanto ao complexo de inferioridade tambem concordo contigo mas acrescento que mais me parece inveja!

      Eliminar
  6. Não tem mem tem que ter. Nem tem o que outros clubes têm nem estes têm o que nós temos.
    Uma coisa nós sabemos, fazemos um grande trabalho, assim como o vosso Clube e outros da cidade, em prol dos nossos jovens.
    Consederarmos que somos o maior Clube da cidade, é uma opinião nossa baseado naquilo que ao longo destes quase cem anos as pessoas deste Clube, fizeram, que nós fazemos, e que outros no futuro farão.
    Será que vem algum mal ao mundo por termos esta convicção. Se vocês consideram que o vosso é que é o melhor óptimo, continuem a fazer o vosso extraordinário trabalho, que nós fazemos o nosso - OS JOVENS DE SANTARÉM AGRADECEM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade mas eu continuo com a minha:
      - Porque vêm aqui falar dos outros se aqui não falamos de ninguem?
      Alias esse clube quando foi fundado já os Caixeiros tinham 14 anos de vida!!!

      Eliminar
  7. Penso que não valerá a pena entrarmos em conflito sobre as qualidades e defeitos dos clubes de Santarém,porque todos eles têm o seu valor, todos eles têm dirigentes empenhados em fazer o melhor e todos eles querem ajudar a valorizar o recrutamento de jovens para a prática de várias modalidades. Sobre quem é melhor ou maior é secundário. A aposta no fomento desportivo é investimento no futuro e todos os clubes da cidade estão a contribuir para isso. Quantos mais houver a praticar desporto,no presente, menos despesas se vão efectuar em saúde,no futuro. Esse objectivo terá que ser o de todos, apesar de sabermos que a política por vezes banaliza o desporto, ao ponto de constatarmos que a nível de infraestruturas em Santarém ainda falta muita coisa..., de forma que possa acompanhar o trabalho que os clubes fazem. Podemos ser uma potência a nível desportivo, no panorama nacional, porque clubes temos, e dirigentes, dos melhores,mas falta ainda criar muitas condições para uma prática desportiva com mais qualidade. Pavilhões temos, para andebol, basquet, hóquei e futsal, Campos para Futebol nem por isso,para Râguebi ainda menos, atletismo não há. Por isso, todos os clubes têm que dar as mãos e procurar as melhores soluções, em conjunto e sem mesquinhices.
    Fernando Graça

    ResponderEliminar
  8. Presidente tudo o que afirmas está certissimo e vai de encontro ao que penso!
    No entanto não se percebe porque aqui aparecem energumenos que se dizem ligados a outros emblemas da cidade e apenas com intuito de atacar o nosso clube, qual é o interesse dessa gente?
    Será que o bom trabalho faz comichão?
    Será que a divulgação do nosso clube faz comichão?
    Eu gosto de todos os clubes da cidade e respeito todos de forma igual mas não posso admitir que aqui venham atacar o nosso clube que aqui nunca fez ou fará referencia a outros emblemas da cidade, nem eu admitia tal coisa mas percebo que as pessoas do nosso clube apareçam aqui publicamente a defender o nosso emblema, é um sinal de vitalidade e união dentro da nossa casa!
    Eu pessoalmente defenderei este clube em todo o lado e nunca atacarei os outros mas volto a repetir...não mexam com o nosso clube, se querem ensinamentos de como se trabalha neste clube sempre podemos abrir uma secção de formação e criar cursos profissionais de como trabalhar num clube por amor ao emblema...depois vem o respeito:
    - Vir a casa dos outros apenas para atacar só demonstra a categoria de algumas pessoas desta cidade, não lhes interessa a cidade, não lhes interessa o que se faz de bom na cidade mas o que realmente importa é vir a casa dos outros e dizer que a pilinha deles é maior que a nossa...o tamanho nunca interessou, o que interessa é mesmo a qualidade...e o nosso clube tem muita mas mesmo muita qualidade!
    EU SOU CAIXEIRO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    ResponderEliminar